• Be Photopro

Quais equipamentos comprar para iniciar na fotografia

Sempre que começamos uma nova atividade, seja por lazer ou por profissão, é normal ter algumas dúvidas de quais devem ser os primeiros passos. Com a fotografia não é diferente.


Se você está começando a estudar fotografia e quer seguir isso como profissão, é bom ter bons equipamentos desde o começo. Por isso, montamos um kit básico de equipamentos que você precisa comprar para iniciar na fotografia.


Vale ressaltar que essas são dicas básicas, já que você é um iniciante e não precisa ter um equipamento altamente profissional. Cada etapa da sua carreira requer um modelo de máquinas e lentes que vão te auxiliar no processo de executar as fotos. Com este equipamento básico que separamos, o fotógrafo pode fazer praticamente tudo que precisa.


Confira!


Câmera fotográfica


Bom, isso a gente nem precisava listar, não é mesmo? No entanto, é válido ressaltar que você deve ter uma câmera DSLR. Muitas pessoas querem iniciar no mundo da fotografia com câmeras digitais ou até mesmo com os seus celulares; porém, se você quer levar adiante essa atividade, é preciso investir em uma câmera profissional. As máquinas DSLR possuem mais funções manuais, sendo a mais importante a possibilidade de troca de lentes.


Essa é a maior vantagem da câmera DSLR em relação às câmeras digitais ou semiprofissionais.


As duas marcas mais famosas e usadas por fotógrafos são a Canon e a Nikon, que possuem excelentes modelos. Como as duas possuem inúmeras qualidades e poucas diferenças entre si, o recomendado é que você pesquise cada modelo de acordo com o valor que pode investir e com as suas necessidades. Vale dizer que experimentar a câmera pessoalmente, segurá-la na mão, ver a posição dos botões, etc., é muito importante para a sua tomada de decisão.


Bateria e cartões de memória


Contar com estes dois acessórios é essencial para evitar situações indesejadas, como falta de espaço no cartão de memória ou bateria fraca. Ao comprar uma câmera profissional - ou até mesmo outros tipos de máquinas -, você já recebe junto uma bateria. No entanto, a recomendação é ter uma bateria extra, principalmente se você fizer grandes trabalhos.


Fotografar, gravar vídeos e usar o flash da câmera são recursos que gastam bateria, por isso é importante estar resguardado.


Com o cartão de memória é a mesma coisa. Geralmente, o cartão não vem com a máquina, assim, é preciso adquirir o item logo na compra da sua câmera DSLR. Existem cartões de memória de todos os tamanhos, no entanto alguns profissionais dizem que é melhor você ter vários cartões de 16 GB ao invés de um de 64 GB, por exemplo. A explicação é que armazenar todas as suas fotos em apenas um cartão é muito perigoso. Para quem vai trabalhar com vídeos, além de fotos, o recomendado é comprar um cartão de memória Class 10 de pelo menos 45mb/s de transferência. Essa especificação é uma das mais indicadas para que os vídeos não travem durante a gravação. Como a maioria das câmeras DSLR grava vídeos em Full HD e, assim, ocupam muito espaço no cartão de memória, o indicado é ter cartões acima de 16 GB.


Tripé profissional


O tripé é um acessório importante para quem está iniciando na fotografia. Há vários modelos, com um ou mais recursos, dos menores aos maiores e dos mais pesados aos mais leves. A sua necessidade é quem vai decidir qual é o melhor modelo para o seu equipamento. Pesquise muito antes de escolher o mais adequado.


Case


Por fim, é preciso manter o seu equipamento devidamente guardado e seguro quando não está usando. Por isso, os cases são praticamente obrigatórios. Máquina, lentes, tripé, flashes, acessórios, lentes, entre tantos outros, cada um deve estar seguro dentro do seu case. Geralmente, nos cases cabe só a máquina fotográfica, por isso é indicado sempre andar com uma mochila maior para poder guardar tudo e carregar sem muito esforço. Uma dica importante é escolher um case discreto para a sua câmera, evitando chamar a atenção de outras pessoas para o seu equipamento. O equipamento fotográfico não é nada barato, por isso, todo cuidado é pouco.


É isso! Com o tempo e com mais conhecimentos, os investimentos só vão crescer! Câmeras melhores, lentes maiores, flashes, entre outros, vão começar a entrar no seu kit de fotografia. Por enquanto, este kit básico vai atender bem às suas necessidades.


Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

FOTOCONHECIMENTO

contato@fotoconhecimento.com.br

© 2012-2020 FotoConhecimento

© fotoconhecimento - 2020 - contato@fotoconhecimento.com.br

CNPJ: 23.092.195/0001-42 | Brasil

Todos os direitos reservados. 2012 - 2020

whatsapp.png