Marketing Pessoal: 5 dicas essenciais para fotógrafos

Se você é um fotógrafo bom no que faz mas ainda não tem seu talento devidamente reconhecido, saiba que pequenas práticas de marketing pessoal podem transformar sua paixão pela fotografia em grandes oportunidades de negócio. Fuja do básico!


Neste post você vai conhecer cinco dicas de marketing pessoal essenciais e fáceis de aplicar para aumentar rapidamente seu retorno em vendas. Comece já!


Conheça seu público e saiba como agradá-lo


A verdade é: nem tudo o que tem valor para um determinado público tem para outro. Conheça a fundo quem é seu público, quais são seus gostos, paixões, estilo de vida e hábitos de compra.


Entender o que se passa cabeça de quem está contratando seus serviços e o que ele realmente espera é o ponto de partida para superar as expectativas do seu cliente e gerar uma ótima impressão sobre o seu trabalho.


O estilo do escritório, o modo de se comportar em um evento ou sessão fotográfica, o tipo de pós-produção a ser empregada, a linguagem usada no site ou blog; tudo isso varia conforme o seu público. Desbrave-o!


Seja a melhor versão de você mesmo


Jamais interprete um personagem! Cedo ou tarde as pessoas vão perceber gestos forçados. Normalmente um fotógrafo acaba passando bastante tempo com seus clientes, e se todo esse processo for natural e agradável, é muito provável que esse cliente recomende seu trabalho para outras pessoas, gerando mais e mais negócios.


Use os pontos fortes da sua personalidade


Anos atrás era natural que as pessoas contratassem empresas de fotografia para registrar seus momentos especiais. A tendência atual são os fotógrafos-empresa, ou seja, profissionais que trabalham sozinhos ou com uma pequena equipe.


Para ter sucesso nessa forma de trabalho, é imprescindível vender bem sua imagem. Descubra os pontos fortes da sua personalidade (alegria, carisma, estilo de vida, forma de ver o mundo) e invista nessa divulgação. Lembre-se: primeiro as pessoas "compram pessoas", depois compram produtos e serviços.


Use a internet para seu marketing pessoal


A internet é um meio barato e eficaz de melhorar seu marketing pessoal e conseguir novos clientes. Invista não somente em um site impecável, mas em mídias sociais com bom conteúdo e constantemente atualizadas.


Em vez de postar somente suas fotos, busque criar conteúdos únicos, como textos descrevendo como foi trabalhar em determinado evento ou um vídeo com os bastidores de uma sessão fotográfica, por exemplo.


Ah, lembre-se de que um blog é fundamental para divulgar sua marca pessoal! Vale a pena dedicar um tempo estudando sobre marketing de conteúdo.


Tenha um diferencial


Não vamos nos iludir: o mercado fotográfico é bastante concorrido e toda diferenciação é válida. Sempre deixe seu cliente com aquele sentimento de que ele acertou em cheio ao escolher o fotógrafo. O que custa ficar em um evento quinze minutos a mais do que foi estipulado em contrato para clicar um momento importante que atrasou? Ou então presentear seu cliente com cinco fotos de cortesia além das contratadas?


Esse “algo a mais” certamente vai surpreender seu cliente, que na primeira oportunidade vai falar bem do seu trabalho e turbinar seu marketing pessoal.


Esperamos que essas dicas ajudem você a refletir sobre pequenos erros e a investir em novas atitudes para transformar a paixão pela fotografia em ótimas oportunidades! Caso tenha uma boa dica de marketing pessoal que não citamos aqui, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!


#marketingpessoal #aprenderfotografia #dicasdefotografia #blogfotografia #fotoconhecimento

FOTOCONHECIMENTO

contato@fotoconhecimento.com.br

© 2012-2020 FotoConhecimento

© fotoconhecimento - 2020 - contato@fotoconhecimento.com.br

CNPJ: 23.092.195/0001-42 | Brasil

Todos os direitos reservados. 2012 - 2020