• Be Photopro

Fotografia Preto e Branco: 5 segredos para um ensaio incrível

A história da fotografia começa com filmes P&B. Com o surgimento dos filmes coloridos, muitos fotógrafos foram contra a novidade, por acharem que estavam desvirtuando a essência dessa arte. Anos depois, vieram as câmeras digitais. Durante esse período, muitos estilos de pós-processamento ficaram fora de moda, como a vinheta e a cor seletiva, mas, mesmo com tanta tecnologia, ainda contamos histórias usando a atemporal fotografia P&B.


Conheça aqui 5 dicas para fazer boas fotografias em P&B:


Enxergue em preto e branco


Uma fotografia P&B ganha muito mais força quando você já a imagina daquela forma no momento da captação. Uma cena em que já predominam naturalmente o branco e o preto certamente ficará boa em P&B.


Se você tiver dificuldade em “enxergar P&B”, basta colocar o preset monocromático na própria câmera, mas certifique-se de que a sua configuração está em RAW. Assim, quando você passar a foto para o computador, as informações das cores originais vão estar presentes, dando-lhe mais possibilidades no pós-processamento.


Quando você limita sua câmera a fotografar em JPEG na opção P&B, as diferentes tonalidades de cinza não serão bem exploradas na edição.


Utilize a luz a seu favor


A fotografia P&B pode ser utilizada tanto com a luz natural quanto com a artificial. Mas tudo vai depender da proposta da sua fotografia com o tipo de iluminação que você está usando nela.


Fotografias de momentos espontâneos e que passam algum tipo de emoção ficam melhores ao ar livre. Melhor ainda se o dia estiver nublado, pois as nuvens servem como um grande difusor natural, espalhando a luz sobre o objeto que você quer fotografar e evitando as sombras duras no rosto.


Já para os retratos, a luz artificial em estúdios pode ser uma excelente combinação. Procure uma luz que gere mais contraste, para evidenciar o efeito preto e branco.


Saiba a hora de usar a fotografia P&B


Agora que temos a opção de escolher entre colorido e preto e branco, também temos que saber qual é a melhor hora para utilizar cada uma dessas opções. Uma foto de uma flor, por exemplo, dificilmente ficará boa em preto e branco, já que as cores da flor são um ponto forte na foto.


Por outro lado, se a atenção da foto for algum tipo de expressão mais forte, como uma pessoa chorando, um sorriso acompanhado de um olhar, um abraço bem apertado etc., a fotografia P&B servirá muito bem, pois o colorido acaba distraindo o olhar para outros pontos na foto. Com o preto e branco, você prende a atenção do espectador para o que realmente importa, nesse caso, a emoção.


Preste atenção aos contrastes e formas


A fotografia P&B dá muito mais ênfase ao contraste e às formas na imagem. As sombras ganham uma atenção especial, pois fazem toda a diferença no resultado final. Preste bastante atenção às áreas claras e escuras, para as formas ficarem bem definidas.


Para realçar ainda mais o contraste da foto, tente fazer um bom equilíbrio entre contraste, claridade, realce, sombras, preto e branco em softwares de pós-processamento, como o Photoshop e o Lightroom.


Cuidado com o granulado


Nas câmeras analógicas, o granulado é muito mais suave e causa menos ruído do que nas câmeras digitais. Mesmo utilizando o recurso preto e branco, o que ameniza o ruído, é interessante saber quando o granulado vai ser um recurso que faz parte da sua proposta de fotografia ou um mero acidente.


O granulado combina bem com o alto contraste no preto e branco. Também é uma boa opção se você quiser que a sua foto fique com cara de antiga. Agora, se a ideia for somente realçar contornos na contraluz, por exemplo, use o menor ISO possível, para a sua foto ficar mais nítida.


Em último lugar, nossa principal dica é: fotografe, fotografe e fotografe. Com a prática e o conhecimento, você aprimora as suas técnicas e consegue melhores resultados para sua fotografia P&B.


Gostou das dicas? Deixe seu comentário!


#aprenderfotografia #dicasdefotografia #blogfotografia #fotoconhecimento

FOTOCONHECIMENTO

contato@fotoconhecimento.com.br

© 2012-2020 FotoConhecimento

© fotoconhecimento - 2020 - contato@fotoconhecimento.com.br

CNPJ: 23.092.195/0001-42 | Brasil

Todos os direitos reservados. 2012 - 2020