• Be Photopro

Dicas de iluminação artificial (flashes) na fotografia

Fotografar é muito mais do que apertar um simples botão. Fazer fotografias é registrar e eternizar um momento que, com toda a certeza, não voltará a acontecer da mesma forma. É por isso que saber as técnicas adequadas é fundamental para que não se perca nenhum momento a ser registrado, sabendo sempre a melhor forma possível de realizar o registro.


Dentre as técnicas utilizadas e que são essenciais para se ter uma boa foto, a iluminação é uma delas, afinal, sem uma boa luz, não há uma boa foto. No entanto, nem sempre a luz natural é suficiente, pois nem sempre se está em um espaço com iluminação adequada para garantir uma fotografia de qualidade. É por isso que a luz artificial é extremamente importante na hora de fotografar, pois acredite: ela pode fazer milagres!


A primeira coisa que você precisa saber é que luz artificial é toda luz proveniente de alguma forma de energia, ou seja, ela não se refere à luz do sol. É importante saber também que existem diferentes tipos de iluminação artificial, sendo que as mais comuns são: o flash da câmera, holofotes e demais sistemas de lâmpadas ou iluminação utilizadas especificamente para fotografar.


O flash da câmera é um potente elemento de iluminação artificial, que se utilizado da forma correta, pode auxiliar (e muito!) nas suas fotos. O grande problema é que pela falta de conhecimento, muitas pessoas o utilizam de forma incorreta, resultando em fotos estouradas e com sombras desnecessárias.


Para que isso não aconteça com você, veja algumas dicas de como utilizar o flash da sua câmera como uma opção de luz artificial.


1 - Destacar objetos e pessoas


Uma das principais funções do flash é destacar algo específico, que pode ser uma pessoa ou um objeto. No entanto, para que esse seja o efeito, é fundamental se ter um fundo escuro, de modo que ao bater o flash sobre o seu ponto a ser destacado, flash "não estoure".


2 - Ambientes com pouca iluminação


O flash também é poderoso para fazer ótimas fotografias até mesmo em espaços pouco iluminados. Para que consiga uma boa foto, lembre-se de manter as configurações da sua câmera, como ISO e abertura de lente, nas regulagens normais. Isso porque quando se altera o ISO ou aumenta a abertura de lente, as suas fotos ficam, na maioria das vezes, granuladas ou embaçadas.


3 - Corrigir sombras


Além de criar sombras propositalmente, o flash também pode ser utilizado para corrigir sobras indesejadas. Por exemplo: quando na sua fotografia aparecer um poste de luz ou até mesmo o sol, essas fontes de luz muito altas irão criar sombras no seu corpo, como no rosto e pescoço. Uma forma de reduzir essas sombras é jogar o flash nessas áreas com sombra, pois assim a luz se neutraliza.


4 – Brilho


Por fim, uma outra finalidade de se utilizar o flash é em conteúdos de publicidade ou quando se deseja intensificar o brilho de um determinado objeto. Por isso, é importante você saber disso: se o flash for direcionado para um brinco, anel, óculos, ou qualquer outro objeto de metal ou de pedra, um brilho intenso será criado na sua fotografia. Se essa for a intenção, tudo bem, caso contrário, é importante tomar cuidado para não prejudicar seus retratos.


Gostou dessas técnicas? Deixe seu comentário!


#luzartificial #flashes #aprenderfotografia #dicasdefotografia #blogfotografia #fotoconhecimento

FOTOCONHECIMENTO

contato@fotoconhecimento.com.br

© 2012-2020 FotoConhecimento

© fotoconhecimento - 2020 - contato@fotoconhecimento.com.br

CNPJ: 23.092.195/0001-42 | Brasil

Todos os direitos reservados. 2012 - 2020