• Be Photopro

Conheça a história de 4 fotografias famosas!

As imagens tem um poder incrível de captar e sintetizar um momento ou uma sensação. Alguns vezes elas são tão poderosas que acabam sendo eternizadas, ganhando um sentido para além de si. Muitas fotografias, por exemplo, se tornam símbolos de sentimentos ou de momentos históricos, de uma maneira que as palavras jamais poderiam expressar. A verdade é que, quando chegam a esse patamar, as imagens passam a falar por si mesmas. 


Porém, o que elas não nos dizem é qual é a história por trás daquele momento. O que estava acontecendo quando foi fotografada a língua de Einstein, por exemplo? Você já teve essa curiosidade? Descubra agora a história por trás de 4 fotografias famosas!


Che Guevara, guerrilheiro heroico



A fotografia mais emblemática do Che Guevara, que hoje estampa produtos no mundo inteiro, foi feita no dia 5 de março de 1960 em Havana, Cuba. O guerrilheiro estava participando de um memorial dedicado as vítimas do acidente com o barco francês La Coubre. Che tinha 31 anos quando foi imortalizado em foto por Alberto Korda, um fotógrafo cubano. A foto acabou se tornando um símbolo da firmeza e determinação do guerrilheiro, hoje conhecido mundialmente. 


Um fato curioso é que inicialmente as fotos foram ignoradas pelos editores do jornal em que Korda trabalhava. Ele as guardou no seu arquivo pessoal, de onde só saíram em 1967, para divulgar a notícia sobre a morte do guerrilheiro. Entretanto, foi só a partir de 1968 que ela ganhou destaque, com a adaptação do artista plástico irlandês Jim Fitzpatrick. Essa imagem foi registrada em domínio público e desde então se tornou um símbolo para "revolução", sendo uma das imagens mais reproduzidas do mundo.


Hasteando a bandeira em Iwo Jima



Esse histórico registro de 23 de agosto de 1945 mostra o hasteamento da bandeira dos Estados Unidos após a vitória contra o Japão na batalha pela ilha de Iwo Jima. Essa ilha era um importante ponto estratégico de reabastecimento no Pacífico, e essa conquista representou, de várias formas, o fim do conflito. 


A foto feita por Joe Rosenthal eventualmente se tornou um grande símbolo de patriotismo americano, e rendeu ao autor um prêmio Pulitzer.


A língua de Albert Einstein



Essa imagem se tornou um grande ícone da cultura pop e uma das fotografias mais famosas do mundo. A história conta que Einstein já estava enjoado da perseguição da imprensa, e ao ser convocado insistentemente a sorrir para uma foto pelo seu 72º aniversário, ele mostrou a língua rapidamente como um pequeno protesto. A imagem do ágil fotógrafo Arthur Sasse repercutiu mundialmente, tornando-se um símbolo para se referir a "cientista maluco".


Ao que parece, Einstein não se incomodava com o questionamento sobre a sua sanidade e há relatos de que ele gostou muito da fotografia, tendo, inclusive, a enviado para alguns amigos.


Os 11 trabalhadores do Rockefeller Center 



Um registro despretensioso de trabalhadores sentados sob um andaime a mais de 250 metros de altura: verdade ou montagem? Essa questão repercutiu pelo mundo por mais de 70 anos até que os responsáveis assumissem que a foto é real, porém se trata de uma campanha de marketing promovida pelo próprio Rockefeller Center para divulgar a construção do prédio.  


Foram feitas várias fotografias em 20 de setembro de 1932, e, apesar de terem um aspecto natural e espontâneo, elas na verdade foram dirigidas por fotógrafos profissionais, que posicionaram os trabalhadores como bem quiseram. A mais famosa delas foi tirada por Ebbets Charles, e retrata 11 trabalhadores que no momento não usavam nenhum equipamento de segurança apesar da altura. Nessa época pós-crise de 1929, a pior do século XX, os trabalhadores eram forçados a aceitar trabalhos perigosos ou sem fiscalização simplesmente para fugir do desemprego. 


Essas foram algumas de várias fotografias famosas que marcaram presença e se eternizaram na história da fotografia mundial. Você se lembra de alguma outra imagem que deveria estar nessa lista? Então, fale com a gente! Deixe seu comentário aqui no post.


#historiafotografia #aprenderfotografia #dicasdefotografia #blogfotografia #fotoconhecimento

FOTOCONHECIMENTO

contato@fotoconhecimento.com.br

© 2012-2020 FotoConhecimento

© fotoconhecimento - 2020 - contato@fotoconhecimento.com.br

CNPJ: 23.092.195/0001-42 | Brasil

Todos os direitos reservados. 2012 - 2020