• Be Photopro

A importância do conhecimento

O conhecimento é uma capacidade que é adquirida ao longo do tempo, ou seja, ninguém nasce com conhecimento. Engana-se quem pensa que ele diz respeito apenas a dados, documentos e informações com as quais se tem contato durante o período escolar. Na verdade, a escola e o tempo de estudo nessas instituições são sim responsáveis por oferecer conhecimento para quem os frequenta; no entanto, essa não é a única forma existente de se adquirir conhecimento.


Isso porque o conhecimento vai muito além das informações que estão contidos nos livros, cadernos e apostilas, pois tem muito a ver também com as relações cotidianas e experiências acumuladas dia a dia.


Mas por que é importante ter conhecimento? Bom, uma pessoa sem conhecimento, nos dias de hoje, não chega a lugar nenhum. Para entender isso, basta analisar a evolução dos dois últimos séculos, durante os quais a tecnologia tomou conta e se tornou predominante em todos os lugares. Diante disso, é preciso um mínimo de conhecimento para entender como todas essas novidades funcionam, quais são as suas utilidades e as funções que desempenham. Para manipular um celular, por mais simples que seja, é preciso um pouco de conhecimento, e como todo mundo sabe e já percebeu, a tecnologia está em toda a parte, sendo que já não é possível mais viver sem ela.


Além disso, o conhecimento também é importante porque é ele que participa nos processos de interação entre as pessoas, isto é, nas negociações comerciais e pessoais, tanto nas práticas individuais quanto em grupo. Sendo assim, uma pessoa que possui um maior conhecimento consegue se sobressair entre os demais, ir além e ganhar muito mais vantagem por conta disso. Para quem atua na área dos negócios, pode-se dizer que o conhecimento é a maior e principal chave para o sucesso, pois ele é o responsável por guiar e instruir as ações do negociante, de modo que ele escolha sempre o caminho e as opções mais vantajosas para o seu empreendimento.


Não é à toa que o capital intelectual hoje é o mais valorizado. Mas o que significa capital intelectual? Nada mais é do que o conhecimento. Isso porque antigamente, apenas os grandes líderes e chefes eram os que possuíam conhecimento, sendo que seus funcionários trabalhavam de maneira isolada e mecânica. Enquanto isso, hoje em dia, a grande tendência é a gerência de conhecimento, na qual os chefes e empreendedores são os principais responsáveis por incentivar que seus funcionários desenvolvam conhecimento sobre a função que atuam, de modo que assim possam contribuir para o melhor desenvolvimento e crescimento da empresa.


No entanto, esse processo de adquirir e gerar conhecimento não é nada simples. Não existe uma fórmula mágica e nem um passo a passo para seguir, porque ele é algo que é construído aos poucos, a partir das experiências diárias, das conversas, das relações interpessoais e também das decepções. As experiências negativas também fazem parte desse processo e servem para motivar a melhoria, contribuindo para um melhor e maior desenvolvimento do tão sonhado conhecimento.


#aprenderfotografia #dicasdefotografia #blogfotografia #fotoconhecimento

FOTOCONHECIMENTO

contato@fotoconhecimento.com.br

© 2012-2020 FotoConhecimento

© fotoconhecimento - 2020 - contato@fotoconhecimento.com.br

CNPJ: 23.092.195/0001-42 | Brasil

Todos os direitos reservados. 2012 - 2020