• Be Photopro

A importância das linhas na fotografia

A fotografia já faz parte da vida de muitas pessoas, seja para registrar um momento particular ou uma ocasião especial com os amigos e família. Uma foto é composta por diversos elementos, como iluminação, contraste, formas e linhas. Saber utilizar os componentes é primordial para o resultado positivo da imagem produzida, mas nem todo mundo sabe como deve ser feito seu uso, e por isso pode contar com erros cruciais, que podem ser evitados após o conhecimento correto. Neste texto abordaremos a importância das linhas na composição da imagem, como devem ser usadas e quais os seus respectivos significados.


Função das linhas


As linhas são importantes componentes para chamar a atenção de quem visualiza a fotografia. Por meio delas, é possível dar um impacto a imagem, fazendo com que o olhar do expectador seja conduzido ao ‘assunto principal’, ainda mais quando elas são criadas como base da imagem, ‘apontando’ os elementos essenciais no fundo. Existem diferentes tipos de linhas, destaca-se as horizontais, verticais e as diagonais.


Tipos de linhas


Linhas horizontais: São responsáveis por passar uma impressão de estabilidade e calma na fotografia. Nessas linhas, é importante que, na hora em que for fotografar, não é recomendando que evidencie as linhas do horizonte. Portanto, evite fazer com que as mesmas fiquem centralizadas, pois já estão em destaque, uma vez que dividem a imagem. Quando são mal utilizadas podem acabar com o dinamismo da sua foto.


Geralmente, os fotógrafos que já são especialistas quando o assunto é composição fotográfica, usam dois terços do quadro para o elemento em que quer dar mais importância na fotografia, e o restante dela fica para a linha do horizonte, tendo assim um maior equilíbrio na imagem.


Linhas verticais: São fáceis de serem encontradas, porém nem sempre são utilizadas da melhor maneira. Essas linhas passam a sensação de grandiosidade, sem contar que ressaltam a altura e impacto. São usadas nas fotos de pessoas e demais elementos, com o objetivo de evidenciar a altura de determinado componente, tornando as fotos mais dinâmicas.


Linhas diagonais: Mesmo as linhas verticais sendo as mais fáceis de encontrar, as diagonais ganham maior evidência na composição fotográfica, pois têm um elevado poder de efeito visual, que permite a condução dos olhos do expectador para um lugar de interesse. Na maior parte das vezes, essas linhas saem de um dos lados de enquadramento da imagem até a outra ponta, não se limitando apenas ao eixo direita-esquerda, mas abrangem toda a fotografia, começando embaixo e indo até a parte de cima da imagem.


Uso certo


As linhas são fundamentais para a composição fotográfica, portanto, antes de tirar uma foto, é essencial contar com um planejamento. Tente definir o que você quer que fique em evidência, e a partir disso, faça a composição de acordo com o que escolheu. É difícil seguir tantas regras, por isso, sempre crie algo que fique o mais harmonioso possível. O importante é treinar, para que assim possa ser desenvolvido um senso estético que contribuirá para o sucesso das imagens.


Gostou das dicas? Deixe seu comentário!


#aprenderfotografia #dicasdefotografia #blogfotografia #fotoconhecimento

FOTOCONHECIMENTO

contato@fotoconhecimento.com.br

© 2012-2020 FotoConhecimento

© fotoconhecimento - 2020 - contato@fotoconhecimento.com.br

CNPJ: 23.092.195/0001-42 | Brasil

Todos os direitos reservados. 2012 - 2020

whatsapp.png