• Be Photopro

6 erros que matam a composição da fotografia

Antes de qualquer coisa, fotografar é pensar e imaginar. A fotografia é feita primeiro na sua mente, depois pela câmera. Isso se chama composição da fotografia, uma das tarefas mais importantes e mais difíceis também. Por conta disso, é uma das áreas em que os fotógrafos mais costumam errar e é sobre isso que falaremos hoje.


Mas, antes...


O que é a composição da foto?


A composição é um elemento essencial na fotografia. É a partir dela que você consegue traçar um caminho para os olhos e indicar para o seu espectador em que ele deve prestar atenção. Uma foto bem-composta é aquela que não precisa ser explicada, você compreende o seu objetivo e a sua beleza quando vê. Sendo assim, composição é esse conjunto harmonioso de objetos, linhas, formas e cores que produzem um resultado coerente e com unidade. 


Porém, nem sempre isso acontece, e normalmente a pressa é uma das principais vilãs nesse caso. Descubra agora então os principais erros a evitar na composição da sua foto.


1. Não definir o assunto principal


Esse é um erro comum entre fotógrafos iniciantes. Muitas vezes, por querer enquadrar muitos elementos, acabam não dando destaque a nada. Se uma pessoa que vê sua foto não consegue entender o seu objetivo, significa que sua foto falhou. Portanto, a melhor forma de solucionar esse erro é pensar bem no seu enquadramento e escolher um assunto, ou seja, um elemento principal para protagonizar a sua fotografia.


2. Assunto principal muito pequeno


Situação: você está em Paris, diante da Torre Eiffel e quer fazer uma foto do seu amigo, mostrando também o monumento. Então, você caminha para trás para conseguir enquadrar o seu amigo e a gigante torre. Resultado? A Torre está linda, mas o seu amigo praticamente some na foto. 


Para conseguir o resultado ideal, a melhor ideia é trazer o seu amigo para mais próximo da câmera, enquadrando-o em uma das laterais e em outra, a Torre Eiffel ao fundo.


3. Assunto posicionado no centro da foto


Esse caso é muito recorrente e não pode bem ser considerado um erro, porque às vezes gera resultados interessantes. Mas, normalmente deixa sua foto monótona. A melhor solução então é sempre considerar a regra dos terços na composição da sua fotografia.


4. Distrações ao fundo


Muitas vezes, o fotógrafo fica tão distraído posicionando o assunto ou ajustando sua câmera que esquece de notar elementos ao fundo. Por vezes, esses elementos podem confundir ou distrair a atenção do assunto principal. Sendo assim, sempre preste muita atenção ao que está acontecendo ao fundo do seu enquadramento. Procure novos ângulos que consigam excluir elementos desagradáveis, ou, se não for possível, desfoque o fundo da foto.


5. Ângulos pouco trabalhados


O Fotógrafo não pode ter preguiça de fazer suas fotos. Fotos sempre feitas em pé  e na mesma posição, podem gerar resultados monótonos e repetitivos. Experimente novas perspectivas! Se ajoelhar, deitar no chão, subir na árvore: vale tudo pelo melhor ângulo.


6. Horizonte fora do nível


Às vezes quando o fotógrafo ainda tem pouca experiência e está fotografando com a câmera na mão, o horizonte pode acabar ficando um pouco torto. Quando o assunto é uma paisagem, por exemplo, isso pode estragar a sua foto. Mas a solução é simples: verifique se a sua câmera possui um nível eletrônico e, se sim, passe a usá-lo sempre. Caso não possua, fotografe com o grid ativado, ele vai melhorar essa percepção espacial, além de auxiliar na regra dos terços. 


Curtiu as dicas? Então deixe um comentário!


#composiçãofotografia #composiçãofotográfica #leidosterços #regrasdecomposição #aprenderfotografia #dicasdefotografia #blogfotografia #fotoconhecimento

FOTOCONHECIMENTO

contato@fotoconhecimento.com.br

© 2012-2020 FotoConhecimento

© fotoconhecimento - 2020 - contato@fotoconhecimento.com.br

CNPJ: 23.092.195/0001-42 | Brasil

Todos os direitos reservados. 2012 - 2020

whatsapp.png