• Be Photopro

5 filmes para aprender fotografia que você deveria assistir

Como se ensina alguém a enxergar além do óbvio? Será possível educar o olhar de um indivíduo para fazer dele um fotógrafo? A resposta é sim! Ainda que o talento seja importante, aprender fotografia pode ser uma questão de buscar as fontes certas de inspiração.


E que fonte poderia ser melhor que o cinema? Reunimos, na sequência, uma lista com cinco filmes incríveis que merecem ser assistidos por todos aqueles que se interessam pela fotografia. Acompanhe!


O Regresso (2015)


Gênero: faroeste


Elenco: Leonardo DiCaprio, Tom Hardy e Domhnall Gleeson


Sinopse

Em 1823, no oeste norte-americano, Hugh Glass é um experiente caçador e comerciante de peles que deseja fazer fortuna. Atacado por um urso, Glass é traído por um companheiro e abandonado para morrer, mas consegue sobreviver e decide ir até o fim para vingar-se.


Por que assistir

Filmado inteiramente com luz natural, o longa é um exemplo de extrema competência e obstinação por parte dos realizadores. A escolha faz com que a sensação de imersão seja intensa, mantendo a tensão durante todo o filme! Veja e aprenda como a luz natural pode trazer um aspecto mais realista às suas fotos! 


O Terceiro Homem (1949)


Gênero: suspense


Elenco: Orson Welles, Joseph Cotten, Alida Valli


Sinopse

Holly, um escritor em crise, chega a Viena após o fim da segunda guerra. Ele pretende conseguir trabalho com ajuda de um amigo, mas descobre que o homem foi atropelado e morreu. Intrigado, Holly decide investigar.


Por que assistir

Uma aula do famoso gênero noir, graças ao talento de Welles. A belíssima fotografia revela o desespero do protagonista, que não pode confiar em ninguém e se vê acuado a cada passo.


A lição a ser aprendida é o imenso potencial das imagens em branco e preto para realçar sentimentos e expressões faciais. Depois de assistir a esse filme você certamente ficará disposto a abrir mão das cores por um tempo!


Gigi (1958)


Gênero: musical


Elenco: Leslie Caron, Maurice Chevalier e Louis Jourdan


Sinopse

Gaston é um solteiro cobiçado por todas as moças de boa família em Paris. Bem nascido e cercado das mordomias da aristocracia, ele acaba se interessando por uma jovem de espírito livre, que pouco tem a ver com as damas de sua época.


Por que assistir

Perceba como algumas cenas ao ar livre parecem ter sido feitas com um filtro especial, dando às personagens e aos cenários um lindo tom esmaecido, típico de alguns recursos que hoje são bastante populares entre os usuários do Instagram!


Lawrence da Arábia (1962)


Gênero: épico


Elenco: Peter O'Toole, Omar Sharif, Alec Guinness e Anthony Quinn


Sinopse

Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, um tenente do exército britânico é transferido voluntariamente para a península arábica. Fascinado pelo estilo de vida dos beduínos, ele se oferece para ajudar a libertar os árabes da opressão turca.


Por que assistir

Neste filme, vê-se o magistral desempenho de Freddie Young – um dos mais influentes fotógrafos da história do cinema. A dica é perceber de que forma a iluminação pode gerar diferenças brutais no visual dos elementos, como as dunas. Young consegue fazer com que a areia pareça ter milhares de cores e tons – fruto do cuidado com que o profissional escolheu o horário certo para filmar cada cena.


Azul é a Cor Mais Quente (2013)


Gênero: romance


Elenco: Adèle Exarchopoulos, Léa Seydoux e Jérémie Laheurte


Sinopse

Aos 15 anos, Adèle se apaixona por outra mulher. Entregue à paixão , ela precisa enfrentar o preconceito da família e os limites da moral de seu tempo.


Por que assistir

Uma oportunidade para compreender de que modo a luz pode ser utilizada praticamente como outro personagem, capaz de realçar e traduzir as emoções de todos. O Azul do título é muito bem explorado, seja nos figurinos, em móveis e objetos que compõem cenas ou na luz que reflete no rosto das pessoas, sem nunca parecer exagerado ou cansativo. Ótimo exemplo de como insistir em um mesmo tom pode trazer resultados criativos às suas fotos!


E então, gostou da nossa lista? Que tal compartilhar esse texto com seus amigos para que todos possam assistir e discutir as películas? A diversão será garantida!


#filmesfotografia #aprenderfotografia #dicasdefotografia #blogfotografia #fotoconhecimento

FOTOCONHECIMENTO

contato@fotoconhecimento.com.br

© 2012-2020 FotoConhecimento

© fotoconhecimento - 2020 - contato@fotoconhecimento.com.br

CNPJ: 23.092.195/0001-42 | Brasil

Todos os direitos reservados. 2012 - 2020