• Be Photopro

5 erros que todo fotógrafo profissional comete (saiba como evitá-los)

Fotografia exige estudo e dedicação, por isso é muito normal começar errando e a partir daí, analisar suas fotos para poder melhorá-las.


Para se tornar um fotógrafo profissional você deve seguir algumas dicas essenciais, para cometer menos erros e aprender com os que você cometeu. Lembre-se que é normal errar, não há nada que não se possa consertar.


Neste artigo vamos falar sobre 5 erros que todo fotógrafo profissional comete e como evitá-los. Vamos lá?


Ficar acomodado


Pode parecer bobagem, mas muitos fotógrafos acabam de estagnando e ficando confortáveis com suas fotos. Esquecem de inovar, procurar melhorar, aprender outra língua, buscar informações diversificadas sobre sua área de atuação, entre outros. Toda profissão exige dedicação e estudo,  não é apenas comprando uma câmera nova, se mantendo estável na fotografia que você deve parar de se desafiar.


Faça workshops, talvez uma faculdade ou um curso em uma área que você se sente defasado como, por exemplo, o flash. Leia, continue aprendendo e melhorando suas imagens e seu marketing.


Relevar o poder do marketing


Atualmente se você não tiver um site responsivo, uma página do Facebook ou Instagram, você não será encontrado. A população brasileira é uma das que mais utiliza a internet, portanto estar na internet é ter uma vitrine 24 horas por dia, 7 dias por semana. É como aquela frase diz: "quem não é visto não é lembrado".


Por isso, invista no seu marketing digital, em um site voltado para fotógrafos em que suas imagens são o seu produto e portanto são o destaque da página. Mantenha suas páginas das redes sociais atualizadas e com conteúdo, assim o seu alcance no Google será ainda maior.


Não ter um blog


Se você quer que pessoas visitem sua página, você deve dar algo a elas, além de suas fotos monte um blog que possa educar o usuário, mostrar um pouco mais da sua personalidade. Como fotógrafo profissional, dê dicas para os clientes sobre onde fotografar, poses, fotos criativas, como foi realizar um certo trabalho, entre outras inúmeras possibilidades.


Desconsiderar a importância da organização


Quando se é um fotógrafo profissional é preciso ter cuidado redobrado com seu material. Faça um checklist antes de fazer qualquer ensaio ou evento, recarregue as baterias, confira o que está faltando, limpe suas lentes, faça isso para que você se sinta seguro que tudo está de acordo com o que suas fotos iram retratar.  


Além disso, lembre-se que fotografar em RAW é o mais recomendado, pois se ocorrer qualquer problema você pode tratar as fotos e consertá-las, claro que alguns fotógrafos preferem o JPG, porém o tratamento é mais limitado.


Não saber se gerenciar


Tenha em mente que você vai lidar com prazos de entregas, por isso é importante se gerenciar corretamente. Leve em consideração a quantidade de fotos a ser entregues, já que você fará o tratamento de todas - seja no Lightroom ou no Photoshop.


Esse gerenciamento é, basicamente, um processo de logística que deve estar sempre de acordo com o prazo dos seus contratos. Por isso, tenha cuidado antes de fechar 10 contratos de uma vez. Além de todo o trabalho com o tratamento das fotos você ainda vai precisar comparecer aos eventos e, no meio disso tudo, cumprir os prazos estipulados. 


Errar faz parte de um processo de aprendizado, por isso não desanime, sendo um fotógrafo amador ou profissional o importante é não cometer o erro novamente.


O que achou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida ou quer acrescentar algo? É só deixar um comentário aqui em baixo.


#aprenderfotografia #dicasdefotografia #blogfotografia #fotoconhecimento

FOTOCONHECIMENTO

contato@fotoconhecimento.com.br

© 2012-2020 FotoConhecimento

© fotoconhecimento - 2020 - contato@fotoconhecimento.com.br

CNPJ: 23.092.195/0001-42 | Brasil

Todos os direitos reservados. 2012 - 2020