• Be Photopro

5 coisas que todo fotógrafo profissional de sucesso tem em comum

Alexandre é um entusiasta do mundo da fotografia. Ele sempre gostou muito de fotografar e recentemente comprou uma câmera profissional. Logo no dia seguinte, ele viu um vídeo no YouTube e, em poucas horas, aprendeu todas as técnicas necessárias, tornando-se um fotógrafo profissional de sucesso!


Todo mundo quer ter sucesso na sua própria carreira, não é mesmo? Porém, se fosse tão simples assim o mercado estaria cheio de gênios da fotografia, o que não é a realidade. Para alcançar a excelência e, por consequência, o sucesso, não existe fórmula mágica, mas sim muito esforço.


Descubra agora com estas 5 dicas o que fazer para conseguir uma colocação de sucesso no mercado!


1. Saber aonde quer chegar como fotógrafo profissional


É aqui que começa a diferença entre o trabalho de um profissional e o de alguém que só está brincando com uma câmera. Ter um objetivo claro sobre aonde quer chegar, quais resultados almeja atingir e como deseja ser reconhecido é o que vai fazer a diferença no mundo profissional.


Por isso, tire um tempo para pensar em questões como: em qual segmento você quer atuar? Qual estilo você quer seguir? Isso é o que te fará único.


2. Ter um momento de prática pessoal


A prática a que nos referimos aqui vai além da atividade profissional. É claro que, enquanto está trabalhando, você também está aprendendo. Cada momento de prática pode gerar novos conhecimentos e afiar a sua técnica. Entretanto, durante os ensaios para trabalho, você já tem um objetivo mais definido e uma expectativa do cliente que deve ser alcançada.


A ideia aqui é que você tenha um momento que seja só seu, para experimentar e inventar à vontade. Explorar os limites da sua criatividade e dos conceitos preestabelecidos. Lembre-se de que os fotógrafos profissionais de sucesso são, acima de tudo, inovadores. Se você quer um dia também ser referência, deve arriscar coisas novas.


3. Seguir boas referências


Acompanhar o trabalho de profissionais mais experientes que você deve se tornar um hábito. Ao fazer isso, você conseguirá entender o que está acontecendo no mercado e descobrirá tendências, aplicando-as em seu trabalho antes que a maioria dos outros fotógrafos o faça.


4. Ter curiosidade


O trabalho de um fotógrafo de sucesso não pode ser preguiçoso. Ele tem que estar repleto de “se”: “E se eu subir naquela árvore, como será que vai ficar? E se eu chegar mais perto? E se eu deitar no chão?”. É preciso curiosidade para passear entre as mais diversas opções de angulação, posicionamento, enquadramento e composição.


5. Nunca parar de estudar


Essa é a verdadeira lei de qualquer profissional que deseja alcançar o sucesso. Somente o conhecimento nos faz evoluir. E ele é adquirido de várias maneiras, algumas já mencionadas neste post, como: na experimentação da fotografia em si e na observação do trabalho de profissionais que são referência no ramo.


Porém, uma outra forma interessante de adquirir ainda mais conhecimento é relacionando-se com outros profissionais da área, por meio de cursos, workshops e palestras. Essa é uma boa forma de se manter atualizado sobre as novidades do mercado, não somente com relação às técnicas de fotografia, mas também tudo o que possa envolver a profissão: novos softwares de edição, estratégias para convencer clientes, metodologias para gerir melhor o seu negócio, entre outros.


É sempre importante lembrar que, sobretudo no início da sua carreira, ser um fotógrafo profissional exigirá de você mais do que a prática fotográfica em si, com a atuação também em funções de marketing, gestão e negociação, por exemplo. Por isso, fique atento!


Curtiu as dicas? Já se sente mais preparado para ser um fotógrafo profissional de sucesso? Então, deixe um comentário aqui embaixo contando para a gente!


#aprenderfotografia #dicasdefotografia #blogfotografia #fotoconhecimento

FOTOCONHECIMENTO

contato@fotoconhecimento.com.br

© 2012-2020 FotoConhecimento

© fotoconhecimento - 2020 - contato@fotoconhecimento.com.br

CNPJ: 23.092.195/0001-42 | Brasil

Todos os direitos reservados. 2012 - 2020