• Be Photopro

4 dicas imperdíveis sobre direção de modelos. Confira!

Dirigir um ensaio exige muito mais que os requisitos técnicos de um fotógrafo. Para que essa tarefa seja executada com sucesso, é preciso saber lidar com todas as pessoas ligadas à equipe, gerir custos e, é claro, ter um cuidado especial na direção de modelos, as grandes estrelas do trabalho. Isso exige muita organização, afinal, o profissional precisa lidar com uma série de variáveis que vão desde resolver problemas de caráter técnicos até questões relativas ao relacionamento interpessoal.


Quer iniciar sua carreira de fotógrafo com o pé direito ou melhorar seu desempenho? Veja como funciona um ensaio com modelos e confira algumas dicas para te ajudar na hora da direção!


Saiba lidar com pessoas


Trabalhar com direção de modelos exige muito do fotógrafo. A relação com todos os membros do estúdio é um dos pontos que exigem um cuidado especial. Talvez, a maior variável dessa equação seja exatamente lidar com os modelos, pois muito do sucesso da sessão fotográfica vai depender da colaboração desses profissionais e de sua interação com quem fotografa.


O fotógrafo deve procurar entender as características de cada um, por isso é recomendável reservar um tempo para conhecer e estabelecer um relacionamento favorável com os profissionais com quem irá trabalhar.


Conheça os pontos fortes do modelo


Mapear os pontos fortes, as limitações, conhecendo também as preferências e as restrições do modelo pode ajudar o fotógrafo a ter um trabalho mais eficaz de direção, garantindo o sucesso da sessão.


É preciso que o fotógrafo seja uma pessoa comunicativa e de fácil trato. Ele deve saber se fazer entender, dar instruções, demonstrar suas necessidades, além de dar dicas e direcionar a equipe no momento certo, de forma clara e agradável, explorando o melhor de cada modelo.


Planeje o ensaio antes de começar


Planejamento deve ser a palavra de ordem para conseguir coordenar e obter sucesso nesse tipo de trabalho. Um bom fotógrafo é aquele que tem toda a sessão previamente mapeada, de forma a saber o momento certo para executar cada ação.


Por isso, ele deve pensar em todos os pontos relativos ao trabalho, tais como o tempo que deverá ser disponibilizado, o tipo de material utilizado na produção dos modelos, o período necessário para montar todo aparato técnico e o número de fotos de cada editorial, por exemplo.


Apresente um guia de poses


Dependendo do tipo de trabalho que for solicitado ao fotógrafo, ele pode apresentar para o modelo um guia de poses, que tem por objetivo deixar bem claro o resultado que o cliente espera daquela sessão. Isso pode ajudar na dinâmica da sessão e garantir a realização de poses e fotos que não podem faltar no trabalho e que levam aos resultados esperados pelo cliente.


Ficou claro que um bom trabalho de direção de modelos está diretamente relacionado à capacidade do fotógrafo de lidar com pessoas e de estar atento a todos os detalhes, certo?


Gostou das dicas? Deixe seu comentário!


#direçãodemodelos #direçãodepessoas #aprenderfotografia #dicasdefotografia #blogfotografia #fotoconhecimento

FOTOCONHECIMENTO

contato@fotoconhecimento.com.br

© 2012-2020 FotoConhecimento

© fotoconhecimento - 2020 - contato@fotoconhecimento.com.br

CNPJ: 23.092.195/0001-42 | Brasil

Todos os direitos reservados. 2012 - 2020